5 lições de São Francisco Sales, o padroeiro dos comunicadores

5 lições de São Francisco Sales, o padroeiro dos comunicadores

Quer conhecer mais sobre São Francisco de Sales, a razão dele ser o padroeiro dos comunicadores e aprender 5 lições para aplicar na sua comunicação? Então acompanha com a gente essa matéria (ou assiste o vídeo que produzimos com o mesmo tema, clicando nesse link).

São Francisco foi um grande santo, nascido no Castelo de Sales em 1567, na França, que tornou-se bispo em Genebra no século XVII. É conhecido por suas obras que escreveu, como os livros Introdução a vida devota, ou filoteia e Tratado do Amor de Deus.

Foi o fundador da Ordem da Visitação e hoje seu nome é familiar para nós por ele ter sido a inspiração para a criação da Congregação Salesiana, fundada por Dom Bosco, santo que era devoto de São Francisco de Sales.

Além de canonizado, foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX e proclamado Padroeiro dos jornalistas e escritores católicos pelo Papa Pio XI. Hoje é conhecido como padroeiro de todos os comunicadores, e isso porque SFS além de ser um ótimo pregador, era também escritor, e usou deste dom para evangelizar e catequizar através de publicações em papel.

Distribuía folhetos combatendo heresias, apresentando as verdades do catolicismo, através da Palavra de Deus

Agora que já conhecemos um pouco sobre o padroeiro dos comunicadores, vamos as 5 lições da vida dele que podem nos fazer refletir e atuar melhor na nossa comunicação:

1- USOU COM SABEDORIA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA SUA ÉPOCA

Ele usou folhetos, livros e fez o que hoje é conhecido como os primeiros jornais católicos. Enquanto isso, nós hoje temos diversos meios de comunicações disponíveis e será se temos nos esforçado para usa-los da melhor forma possível? Fica a primeira reflexão.

2- COMUNICOU APESAR DAS DIFICULDADES
 
Ele tinha a sua disposição apenas recursos simples (seja uma prensa, um instrumento que ainda era rústico ou mesmo a própria escrita a mão), e que demandava muito trabalho, mas mesmo assim não arranjou desculpas e inclusive panfletou na rua para distribuir os materiais de evangelização.

Será se estamos nos prendendo por conta das dificuldades? A reflexão que precisamos fazer é se estamos colocando desculpas para não nos doarmos de verdade na evangelização através da comunicação.

3- COMBATEU OS ERROS E AS FAKE NEWS DA SUA ÉPOCA, E PRINCIPALMENTE ANUNCIOU A VERDADE

As “fake news” de sua época eram as mentiras, calúnias e heresias, sobre as quais ele se esforçou em combater. Nós estamos tão comprometidos assim a anunciar a verdade, e a vigiar para além de não espalhar as fake news, catequizar para evitar o avanço das heresias?

4- ELE VIVEU O QUE COMUNICOU

Esse é um dos pontos mais relevantes: ele teve uma vida coerente entre aquilo que ele anunciou e praticou. Então fica mais uma reflexão para nós: estamos vivendo o que estamos comunicando/postando?

5- UMA COMUNICAÇÃO A PARTIR DO AMOR

São Francisco de Sales era conhecido como Santo Amabilíssimo (mesmo tendo um temperamento forte), e com isso ele usou desse mesmo amor a Jesus para realizar a sua comunicação.

Se queremos comunicar Jesus, ou seja, comunicar o Amor, também devemos comunicar com Amor, ou seja, nada de responder com grosseria as criticas, etc; sempre anunciando e comunicando com caridade.

Em resumo: use bem os meios de comunicação, utilizando os equipamentos que você tem, pregue a verdade e cuidado com as fake news, comunique com amor e viva o que você comunica.

Que São Francisco de Sales nos inspire a não apenas sermos comunicadores, mas santos comunicadores, como ele foi.

Muito obrigado por ler essa nossa reflexão. Gostaria de te convidar a compartilhar com os seus amigos da Pastoral ou Ministério de Comunicação.

Lembrando que para se aprofundar mais, além do portal, temos nossas redes sociais e também lançamos recentemente um Calendário de Conteúdo para Redes Sociais Católicas (que você pode conferir clicando aqui). Tudo isso vc encontra aqui embaixo na descrição.

(Visited 2.277 times, 1 visits today)

Gabriel Moraes

Idealizador e coordenador da Escola Apóstolus, Gabriel Moraes é missionário católico (cofundador da Missão Galileia), casado com Dielen Janaira, formado em Publicidade e Propaganda (FASJ), pós-graduando em Comunicação e Mídias Digitais, que há 7 anos trabalha com comunicação católica (em agência de publicidade para o segmento, para PASCOM’s diocesanas e paroquiais, já serviu em grupos de oração da Renovação Carismática e coordenou a comunicação em eventos diocesanos do movimento).

Deixe um comentário