Como publicar o santo do dia da melhor forma possível

Não é raro olharmos as redes sociais de instituições católicas, sejam elas paróquias, dioceses ou páginas de movimentos, novas comunidades, etc. e ver quase que diariamente a publicação do santo do dia.

Falar sobre os santos é sim uma ótima maneira de evangelização, mas se tratando de redes sociais é importante fazer isso de forma estratégica.

DEVO POSTAR TODOS OS DIAS?

Postar diariamente o santo do dia pode “enjoar” a sua audiência, e gerar um baixo engajamento com o público. Claro, se seu projeto de evangelização online for justamente voltado a vida dos santos, aí sim você tem uma grande chance de engajar bem com esse conteúdo, pois quem te segue assim o fez para ver justamente esse tipo de conteúdo, já quem segue outras páginas também gostaria de ver um conteúdo variado.

São duas as explicações para um baixo engajamento, a primeira é que a repetição de um só formato de conteúdo gera uma reação de não muito interesse, e a segunda é a realidade de que nem todo santo do dia é tão conhecido.

O ideal é escolher para publicar os dias dos santos que tenham uma ligação com a sua realidade de Igreja (desde o seu padroeiro até padroeiros das paróquias vizinhas, das comunidades e diocese)

UMA ALTERNATIVA PARA A PUBLICAÇÃO DO SANTO DO DIA

Uma opção para quem gosta de publicar sobre o santo do dia, mas já entendeu que fazer isso diariamente no feed de publicações pode não ser a melhor opção é optar por publicar esse conteúdo nos stories, por exemplo no começo do dia, e depois lembrar de sempre de variar com outros tipos de stories.

E OS SANTOS MAIS POPULARES?

Mas aí pode surgir a dúvida: e os santos mais conhecidos, também pode publicar?

Lembre que a ideia não é ditar regras do que ‘pode ou não pode’ mas sim sugestões do que mais engajam, do que mais podem ter resultados.

Acredito ser uma boa opção celebrar os santos de maior relevância popular (como Padre Pio, São Francisco, São Bento, Nossa Senhora de Fátima, etc.), que por mais que não tenha uma ligação com sua Igreja local, normalmente são conhecidos pela maioria dos fiéis.

Mas além de escolher santos de maior popularidade, o grande diferencial é não apenas dizer “hoje é dia de santo x” e pronto, mas criar um conteúdo interessante sobre a vida daquele santo ou título/devoção.

COMO FAZER UM CONTEÚDO DIFERENCIADO COM O SANTO DO DIA

Vejam esse exemplo do perfil da RCC Brasil, em um dia em que centenas de páginas publicaram artes apenas dizendo a data e que era dia de Nossa Senhora de Lourdes, eles geraram um conteúdo que atraiu a curiosidade das pessoas.

Arte de Nossa Senhora de Lourdes publicada pela RCC Brasil

Conteúdos assim tem uma maior chance de engajar melhor (e quando falamos em engajar, não é com o foco em ganhar mais curtidas ou mesmo mais comentários apenas, mas conseguir que o post tenha um maior alcance e assim possa abençoar mais pessoas).

MAS COMO FAZER ESSES CONTEÚDOS DIFERENCIADOS?

Para que você consiga criar conteúdos que vão além do básico é preciso que você saiba dessas datas de forma antecipada, por isso uma grande ferramenta que pode ajudar você nesse processo é o nosso Calendário de Conteúdos para Redes Sociais Católicas, que em cada mês destaca os santos de maiores devoções populares no seu dia e você poderá visualizar assim que abrir a página de cada mês.

Além disso, junto com o Calendário (que tem uma ideia de conteúdo para cada dia do ano), você recebe um ebook “O Santo de cada dia”, onde você poderá olhar com antecedência todos os santos possíveis para cada dia e escolher os que mais se identificam com sua realidade de Igreja.

Para ter mais informações e garantir o seu calendário, clique aqui.

Gostou das dicas de hoje? Deixe o seu comentário dizendo se entendeu e se quer mais conteúdos como este.

(Visited 438 times, 1 visits today)

Gabriel Moraes

Idealizador e coordenador da Escola Apóstolus, Gabriel Moraes é missionário católico (cofundador da Missão Galileia), casado com Dielen Janaira, formado em Publicidade e Propaganda (FASJ), pós-graduando em Comunicação e Mídias Digitais, que há 7 anos trabalha com comunicação católica (em agência de publicidade para o segmento, para PASCOM’s diocesanas e paroquiais, já serviu em grupos de oração da Renovação Carismática e coordenou a comunicação em eventos diocesanos do movimento).